Curso da Academia Limeirense de Letras estimula carreira de escritor

12 de abril 2013

Curso será ministrado pelo professor e escritor Hamilton Castardo no próximo mês

Foto: Divulgação

“Tornando-se um escritor”. Esse é o tema do curso que a Academia Limeirense se Letras (ALLe) realizará em maio. A iniciativa, com o apoio da Faculdade de Administração e Artes de Limeira (FAAL), se destina a pessoas interessadas em escrever livros de ficção.

O curso será ministrado pelo professor e escritor Hamilton Castardo, mestre em Direito e que escreveu mais de 15 livros, quatro deles de ficção: “Justiça Insólita”, "Água e Justiça”, "Christopher Shelter - O Escolhido" e "Mulher, Advogada - Justiça, dor e paixão". Neste semestre, publicou o livro "Tornando-se Escritor". É membro da ALLe, na qual ocupa a cadeira 19. Seu site é www.hamiltoncastardo.com.

O curso estimula o início da carreira de um escritor de ficção, estabelecendo as linhas mestras da publicação. Contém o desenvolvimento da ideia, o uso das ferramentas necessárias e a forma como deve ser preparado, pensado e desenvolvido o livro, além do desenvolvimento das personagens, enredo, cenas e capítulos na teoria e na prática.

Elementos conceituais e práticos para desenvolver um livro de ficção por meio do Método dos Trilhos serão apresentados. O curso foi orientado no sentido de se fornecer condições necessárias ao iniciante na arte de escrever livros de ficção para desenvolver o seu trabalho desde a busca da ideia até a publicação no mercado editorial.

A proposta inclui a escrita de um livro de ficção do início ao fim, desenvolvido pelos próprios alunos, que poderá ser publicado, se assim quiserem, com contrato celebrado com a Editora Scortecci e custo rateado entre os participantes.

O curso ocorrerá no dia 18 de maio, um sábado, das 8h30 às 17h, na FAAL (avenida Engenheiro Antônio Eugenio Lucato, n° 2515, vila Camargo, em Limeira). Inscrições podem ser feitas acessando facebook.com/academialimeirensedeletras e registrando a intenção em participar. O valor do investimento, com material incluído, é de R$ 35. O pagamento se dará no mesmo dia 18 de maio, antes do início da aula.

“Tornando-se um escritor” é uma iniciativa da Academia Limeirense de Letras, fundada em 11 de junho de 2005. É uma associação de fins não econômicos declarada de Utilidade Pública pela Lei nº 5.007, de 8 de novembro de 2012. A Academia busca, entre outras finalidades, fomentar o movimento literário e artístico, cultural e intelectual, especialmente na cidade de Limeira, como também em nível regional, nacional e internacional.

Voltar