Diretoria Regional de Limeira do SINDIJOIAS apresenta pauta de trabalho ao prefeito Paulo Hadich

14 de maro 2013

Hadich tomou conhecimento dos projetos do Sindijoias

Foto: Divulgação

“Tecnologia” foi o item principal da pauta levada pela diretoria regional do Sindicato da Indústria de Joalheria, Bijuteria e Lapidação de Gemas do Estado (SINDIJOIAS) ao prefeito de Limeira, Paulo Hadich, em reunião no último dia 8 de março, na prefeitura.

Na ocasião, foi apresentado um resumo das realizações do sindicato patronal ao longo dos últimos anos, onde se destaca o apoio à inovação e ao design, quesito primordial para o aumento da competitividade das empresas que compõem o APL (Arranjo Produtivo Local) de joias, joias folheadas e bijuterias de Limeira.

Hadich tomou conhecimento dos projetos como o CITI (Centro Inovação Tecnológica Industrial), Semana de Tecnologia e Design, NID (Núcleo de Inovação e Design), além dos demais projetos desenvolvidos conjuntamente com SESI e SENAI que beneficiam empresas e trabalhadores.

Também foi apresentado o projeto do Centro de Inteligência Antecipativa (CIA), que está sendo desenvolvido em parceria com Universidade Estadual de Campinas/Unicamp e FT (Faculdade de Tecnologia), que propõe em seu objetivo principal o desenvolvimento e emprego de tecnologias de engenharia e gestão do conhecimento para a produção de inteligência antecipativa à competitividade empresarial em diversos domínios, de maneira segura.

O presidente estadual do SINDIJOIAS, Aliomar Nogueira Teixeira, presente na reunião, e o vice-presidente estadual regional Dionísio José Gava Júnior anunciaram ao prefeito que Limeira será beneficiada com uma sede própria da entidade e com a possibilidade da vinda ao município da Tecnogold (Feira de Tecnologia, Gemas e Design), que acontece anualmente em São Paulo.

Aliomar destacou a importância do polo produtor de Limeira e das ações do SINDIJOIAS. “As empresas estão sendo impactadas de forma positiva com essas iniciativas, para crescer é necessário ter tecnologia além da representatividade econômica e institucional”.

O vice presidente estadual regional Dionísio José Gava Júnior, que fez a apresentação do relatório, mencionou a capacidade industrial do arranjo e a projeção internacional “Recentemente fomos à Feira de Vicenza, na Itália, uma das mais importantes do mundo, e fiquei impressionado com a reação dos empresários italianos quando citamos Limeira e a proposta da vinda da Tecnogold para a cidade”.

A Tecnogold (Feira de Tecnologia, Gemas e Design para o Setor Joalheiro) será realizada em junho pelo SINDIJOIAS e Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em São Paulo. Em sua 16ª edição, é considerado “um evento obrigatório” para os profissionais do segmento e traz os principais fornecedores brasileiros e globais de recursos tecnológicos.

Hadich elogiou as ações do SINDIJOIAS. “O segmento se movimenta e a cidade ganha”, afirmou. Também relatou ações que a prefeitura fará em áreas que concentram grande número de empresas de joias folheadas, como na Avenida Costa e Silva. “Vamos intervir naquela avenida para que possamos atrair mais compradores e desenvolver o turismo de negócios”.

O prefeito se mostrou entusiasmado com a questão da tecnologia, reconhecendo a necessidade das empresas deste setor investirem em tecnologia e conhecimento, assim como também destaca esta atividade no município como de grande relevância para o emprego e renda.

Hadich ressaltou também que apoiará todas as iniciativas que venham compor o desenvolvimento econômico do município. De forma imparcial e cooperada, a prefeitura participará através das secretarias dos projetos construtivos e alinhados ao crescimento organizado.

Os diretores regionais de Limeira do SINDIJOIAS, Ed Wilson Franzini, Francisco Wanderley Oliveira, Luis Fernando Franco da Silveira e Sebastião Natal Mora, e a diretora-executiva, Maria Zely Medeiros de Abreu, também participaram da audiência.

Voltar