Cresce faturamento da indústria de máquinas em maio

26 de junho 2019

Bortolazzo disse que o setor espera crescer 5% neste ano em relação ao ano passado

Foto: Divulgação

O faturamento das fábricas de máquinas e equipamentos aumentou no mês de maio. Comparado ao mês de abril o crescimento foi de 4,7%. Sobre maio do ano passado, o setor registrou um salto de 15,1%. Estes resultados elevaram a taxa de crescimento acumulada no ano para 7,5%.

Os dados foram apresentados nesta terça-feira, 25 de junho, em entrevista coletiva realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). “O setor espera crescer 5% neste ano em relação ao ano passado, mas se nos próximos meses não houver manutenção do desempenho econômico, a previsão será revisada”, disse Erfides Bortolazzo Soares, vice-presidente da ABIMAQ e empresário na região de Piracicaba.

Pelas estatísticas da ABIMAQ, ainda no mês de maio o consumo de máquinas e equipamentos cresceu 22,4% na comparação com abril, puxado pelo aumento das vendas de máquinas nacionais e pelas importações. No acumulado do ano registrou alta de 12,3%

O presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, João Carlos Marchesan, contou que aprovadas as reformas (Previdência e Tributária), elas vão surtir efeito para o setor a médio ou longo prazo. “Nós precisamos fazer a economia crescer já”, afirmou.

Para ele, é preciso que haja investimentos do próprio governo e que se trabalhe em uma agenda no dia seguinte, possibilitando que a economia tenha fatores para estimular novamente o crescimento.

Em 2019, o setor manteve tendência de recuperação no quadro de pessoal e criou mais de 8 mil postos de trabalho. Cresceu 0,4% em maio ante abril. Atualmente está com 308.780 pessoas ocupadas.

Voltar