Passo a passo para quem vai divulgar produto ou serviço

06 de junho 2019

Foto: Divulgação

Aqui na ProImprensa Comunicação, somos consultados por clientes que buscam investir em Assessoria de Imprensa e Redes Sociais na região de Limeira, Campinas, Americana, Piracicaba e Rio Claro.

Também geramos conteúdo para clientes em outros estados, como Rio Grande do Sul.

Mas as dúvidas estão sempre presentes, e não importa a região.

Por isso, separamos dicas para orientar os clientes na hora da divulgação.

1 - Você estará na frente da concorrência

O tipo de conteúdo que ofertamos é institucional. Ele facilita qualquer processo de conquista dos clientes, já que, quando optamos somente por uma postagem tipo “o melhor produto do mundo” ou “o preço mais baixo”, há um oceano de informações com essas mensagens.

Conteúdo exclusivo gera autoridade nas redes sociais. 

2 - Eduque, e a venda será mais fácil

O Marcelo Lombardo, da OMIE Experience, que produz softwares para contabilidade, costuma dizer que “a melhor forma de prospecção de clientes é a educação”. Ou seja, fale da aplicabilidade do seu produto ou serviço.

3 - Como posso ajudar alguém

Atendemos empresas do agronegócio. Os textos mais impactantes nesse segmento, e vale para os demais, foram aqueles que apontaram o problema na vida do cliente que o seu produto ou serviço vai resolver. Ninguém decide compra por característica técnica, mas sim pela questão prática.

Exemplo disso foi um material recente que fizemos e deixou claro para o agricultor: ou ele usa corretivo de solo, ou vai perder dinheiro.

4 - Inovação, só com emoção

Ah, sua empresa está num patamar acima, já falando em inovação, disrupção, 4 ponto zero e outros quetais?

Vale a mesma coisa: sem emoção, sem inovação. Vídeo, texto ou áudio merecem contar histórias emocionantes e relevantes.

Uber e Netflix foram disruptivos. Porém, se a comunicação deles fosse puramente técnica, equipes internas e clientes não seriam impactados.

5 - Educação ajuda promocional

Aqui na ProImprensa somos institucional. Porém, é bom investir também em promocional.

Um anúncio num veículo de comunicação tradicional pode ter bom efeito. Impulsionar publicações institucionais nas redes sociais também é recomendável.

Tipo 20% do que você comunicará fica com o promocional. O que você fez antes de conteúdo ajudará no resultado final desses 20%.

6 - Clique não é tudo

Você sabe o que os mecanismos de busca do Google mais privilegiam para fazer o ranking? Respondeu número de cliques, errou!

É a relevância do conteúdo. Em segundo lugar, está número de backlinks.

Somente aí aparece a taxa de cliques.

Em tempo: 15% das perguntas ao Google nunca foram feitas antes. Ainda há um universo de possibilidades para sua empresa.

7 - Entenda a corrida

Redes sociais são maratonas, e não prova de 100 metros. Mais do que postar várias vezes num dia e “sumir” por um mês, a grande maioria dos negócios ganha visibilidade quando há inclusão de conteúdo planejado.

8 - Redes sociais são humanas

Por fim, lembre-se que redes sociais são constituídas por pessoas, portanto fazer comunicação é dialogar. Se alguém comentar, agradeça. Se criticar, seja elegante na resposta.

Lembre-se: 10 dos seus 10 colaboradores impactados pela comunicação interna são pessoas. Todos seus fornecedores ou parceiros são pessoas. Todos os seus clientes são pessoas.

Detalhe: falei pouco de Assessoria de Imprensa. Mas prometo voltar no assunto, ou se quiser veja esse case do Ayrton Senna, que é muito legal – clique aqui.

Dúvidas, pode enviar uma mensagem! apmansur@proimprensa.com.br

 

Adalberto Mansur

Jornalista

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