Seis materiais sobre preparo do solo e calcário. E o melhor: tudo gratuito

21 de setembro 2018

Foto: Divulgação

O produtor atento ao processo de correção da acidez do solo sabe que uma boa preparação da área significa colheita abundante. 

Por isso, o site da Abracal traz uma lista de seis materiais sobre a correção, também chamada de calagem. Gratuitos, os materiais abordam vários aspectos da prática, sob a ótica de diferentes entidades e mesmo de pontos distantes do país, como o Pará. 

Confira: 

. Embrapa e os métodos de análise de solos 

A Embrapa preparou um manual com os métodos divididos em três partes: análises físicas, químicas e mineralógicas. Em cada uma das partes, são apresentados os principais aspectos que facilitam o entendimento dos procedimentos e sua execução. 

Clique aqui

. A nova cartilha de metodologia de análise dos corretivos 

A terceira edição da Cartilha de Metodologia de Análise de Corretivos de Acidez traz uma visão da prática, a partir da mais recente instrução do Ministério da Agricultura. O material feito pela Abracal e Sindicato da Indústria do Calcário de SP (Sindical) ajuda o agricultor na decisão, visto que também pesam itens como transporte, custos e tempo de resposta desejado. 

Baixe aqui

. A conservação dos solos que abrigam canaviais 

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) aborda a conservação do solo nas áreas que abrigam cana-de-açúcar. O material produzido por oito pesquisadores do instituto paulista apresenta práticas prevencionistas. 

Clique aqui

. Folders mostram o “ABC da Calagem” 

Não precisa ser necessariamente um livro. A Embrapa disponibiliza folders que trazem informações sobre a aplicação do calcário. A linguagem de fácil compreensão e os textos curtos são as marcas do material. 

Veja aqui

. Em solos pobres, o desafio de produzir arroz no Pará 

Rurópolis, cidade no oeste do estado do Pará, tem um desafio similar a outras regiões do planeta: produzir alimentos para a população. Estudos da Embrapa e entidades educacionais da região mostram que a maioria das lavouras de arroz, milho e soja é implantada em solos pobres, com altos teores de acidez e pouco fósforo e potássio. A quantidade aplicada de calcário precisa, com isso, ser revista. 

Confira o estudo

. Análise de solo, agora no smartphone 

A Embrapa lançou a nova versão do manual de métodos de análise de solo. A novidade vai além da atualização das informações. Ele vem no formato Epub, cuja visualização é mais fácil em smartphones. 

Clique aqui.

Voltar