Feira de tecnologia em joias deve ter edição em Limeira

25 de junho 2013

Aassinatura do protocolo foi um dos itens da reunião

Foto: Divulgação

A TECNOGOLD - Feira de Tecnologia, Gemas e Design, uma das principais do segmento de joias e joias folheadas no Brasil deverá ter uma edição em Limeira no próximo ano. O evento reúne profissionais do setor joalheiro e fornecedores de máquinas e equipamentos, sendo organizado pelo Sindicato das Indústrias de Joalheria, Bijuterias e Lapidação de Gemas do Estado de São Paulo (SINDIJOIAS).

Foi celebrado um “PROTOCOLO DE INTENÇÕES” para que a feira ocorra em Limeira, na última sexta-feira, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em São Paulo.

A assinatura do protocolo foi um dos itens de reunião, da qual participaram dirigentes do SINDIJOIAS, o prefeito de Limeira, Paulo Hadich, e representantes da indústria de máquinas vindos da Itália. A Itália é o principal gerador mundial de tecnologia para o setor de joias. O diretor do Departamento Central de Serviços, da FIESP, Paulo Henrique Choueri, e o diretor do Dempi-FIESP, Paulo Carvalho, participaram do encontro e apresentaram a Federação aos visitantes.

Além de Hadich, assinaram o protocolo, pelo SINDIJOIAS, o presidente estadual Aliomar Nogueira Teixeira, e os vice-presidentes João Ferreira Gomes (estadual) e Dionísio José Gava Júnior (regional de Limeira) também o secretário municipal Alquermes Valvassori e os diretores regionais Francisco Wanderley Oliveira e Luis Fernando Franco da Silveira.

Hadich disse aos empresários que seu governo, iniciado há quase 6 meses, quer se unir à indústria e à universidade para o desenvolvimento de negócios e de tecnologia em várias áreas. “O município tem uma vocação empreendedora, além de características geográficas que facilitam os negócios das empresas. Estamos atuando com o desafio de recolocar Limeira na rota do desenvolvimento”, declarou.

Competitividade

Aliomar se mostrou entusiasmado. ”A TECNOGOLD mostra a confiança do mercado no setor joalheiro, que busca novas tecnologias para ampliar sua competitividade. Parcerias como essa, com a Prefeitura de Limeira, ajudam a atingir esse objetivo”. O presidente do SINDIJOIAS comprometeu-se a dedicar esforços no atendimento ao protocolo, explicando que são necessários estudos e pesquisas para viabilizar o pleito, mas verifica como legítimo o solicitado.

Diretor da Central de Serviços da Federação das Indústrias do Estado (Fiesp), Paulo Henrique Choueri enalteceu a parceria. Segundo ele, “as feiras se mostram positivas para os negócios, cujos resultados beneficiam toda a sociedade”.

Em 2013 a convite dos organizadores da VICENZA ORO Dionisio Gava Júnior, que esteve na Feira de Vicenza, ressaltou a importância das novas tecnologias: “Os italianos são referência em joias e agora se transformaram em grandes fabricantes de máquinas para o setor. As novas tecnologias aprimoram os negócios. Queremos levar isso a toda cadeia produtiva de Limeira, além de movimentar a economia da cidade”.

O grupo de italianos que veio ao Brasil para participar da TECNOGOLD. Era formado basicamente por representantes de empresas produtoras de máquinas, bem como entidades exportadoras. Também havia dirigentes da Feira de VICENZA ORO.

“A tecnologia italiana nesta área está presente em todos os continentes. Negócios com o Brasil, especialmente um polo como Limeira, serão importantes, pois estamos dialogando com um mercado emergente”, disse Massimiliano Malgioglio, da área de inovação da Feira de Vicenza.

A 16ª Feira TECNOGOLD  recebeu cerca de 3 mil visitantes e foi marcada pelo conhecimento e inovação, o que a torna numa ferramenta eficaz para o aumento da competitividade das empresas de joias, joias folheadas e bijuterias.

Após a reunião, atendendo a um convite de Paulo Choueri, os participantes da reunião visitaram uma exposição sobre a história dos Jogos Olímpicos, que ocorre na sede da Fiesp, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Voltar