ATLAS inicia implantação de metodologia de produtividade

13 de março 2013

Sérgio Assiz e Marcelo Voigt Bianchi

Foto: Divulgação

A ATLAS Assessoria Contábil iniciou a implantação da metodologia de gestão denominada “workout”. A iniciativa busca melhorar os processos da empresa, com o objetivo de ampliar a produtividade e consequentemente a satisfação do cliente.

A inovação coloca a ATLAS e seus profissionais novamente na linha de frente na gestão dos negócios. Empresas globais, como General Eletric (GE), Motorola, Basf e Bayer, adotaram a metodologia, com resultados positivos. O empresário Jack Welch, ex-GE, foi um dos principais formuladores dessa metodologia.

A implantação na ATLAS teve início com um treinamento realizado pelo consultor Sérgio N. Assiz, da empresa CAN Consultoria de Organização, de São Paulo, na unidade Centro, em Limeira. Estavam presentes diretores e profissionais das duas unidades ATLAS, ambas localizadas em Limeira – a outra fica no bairro Jardim Piratininga.

Presidente da ATLAS, Marcelo Voigt Bianchi, destacou: “durante os últimos anos, a ATLAS teve o foco o desenvolvimento de soluções que agregassem valor aos seus clientes. Isso foi conquistado com sucesso. Agora a ATLAS traz novas práticas para melhorar o processo e, consequentemente, ampliar a satisfação dos clientes”.

O segmento contábil também requer alterações, por conta de ações do governo e do aprimoramento dos processos tecnológicos. Marcelo afirmou: “de 10 anos para cá, houve uma mudança radical na transmissão de informação tributária e contábil para o governo. A maior presença da tecnologia da informação também contribuiu para essa modificação. Outra ocorrência importante foi a maior necessidade de informações gerenciais e estratégicas de nossos clientes. Temos que continuar aprimorando nossos processos e nossas entregas”.

A mudança afetou quem atua na área. “Antes o profissional da área contábil tinha que ter um bom conhecimento técnico. Hoje, além desse, o profissional precisa conhecer tecnologia e processo par melhorar o fluxo de informações. Atuar no ambiente do cliente é fundamental. O ganho de produtividade é imprescindível. Temos que identificar inclusive as necessidades de treinamento de nossos clientes”, contou Marcelo.

Sérgio Assiz explicou que o workout foi desenvolvido nos Estados Unidos, por meio de Jack Welch. A formulação da metodologia é da empresa Leap Technologies. “A ATLAS, como empresa líder no setor contábil, utilizará o workout melhorar sua atividade e se aproximar mais dos negócios dos clientes. Essas mudanças geram oportunidades de melhorias que serão identificadas e apontadas aos clientes pelos profissionais da ATLAS”, disse Assiz.

A iniciativa entra no conceito de melhoramento contínuo da ATLAS, que hoje atua em seis estados brasileiros e 32 cidades. A empresa obteve a certificação ISO 9001 no ano de 2006, tendo sido recertificada em 2009 e 2012. Somente 0,1% dos escritórios contábeis do Estado de São Paulo possui a ISO. Integra ainda o Programa de Qualidade das Empresas Contábeis (PQEC).

Outro marco da empresa foi ser a primeira empresa contábil paulista a receber o Prêmio Paulista de Qualidade na Gestão (PPQG), oficializado pelo Governo do Estado de São Paulo, fato ocorrido no ano passado.

Voltar